sábado, 7 de novembro de 2009

amanhecer

Acordo em sobressalto. O despertador desligado, a televisão ainda acesa da madrugada anterior e o conflito incómodo e indeciso das prioridades… o carro para a oficina, o pequeno almoço tranquilo, chegar a horas ao trabalho…

Ouvi de alguém que acordamos sempre a pensar em quem amamos. Salta a tua imagem, o filme do que sonhei. Não me lembro com quem estavas – talvez seja para esquecer – mas vejo-te perfeitamente. O sonho, tão real quanto o recalcamento de te ter visto (ainda há pouco). Quase tão real como o sonho que sonhei e do qual me lembro agora tão bem.

Logo eu que adormeci com a convicção que não iria pensar em ti (muito menos sonhar) e acordo perturbado pela tua presença discreta mas forte na minha vida. “ Acordamos sempre a pensar em quem amamos”. Talvez fosse escusado teres aparecido. Talvez fosse escusado teres ficado. Será certamente escusado estares por cá. Muito menos nos sonhos. Gosto de dormir tranquilo.

O carro! Devia ir pô-lo à oficina… o pequeno-almoço. Devia tomar um bom pequeno-almoço. Tenho de me alimentar, a idade é outra e não sinto o vigor de outros tempos… o trabalho… tenho de chegar a horas!

Frenético, o raciocínio, o ritmo do acordar, as imagens de ti – que não quero ver – o Paulo Bento na SIC Notícias a (tentar) justificar o seu “ bom trabalho” no Sporting, as camisas espalhadas pelo quarto, o aquecedor na casa de banho… Onde está o telemóvel para mandar mensagem ao mecânico? (lá se foi a ideia do carro ir à oficina). Quando terei uma mensagem tua a desejar-me bons dias?

8h50 (Lá se foi o pequeno-almoço tranquilo), “Espera um bocadinho João que te fiz um batido”. “Mãe, entro às 9h00 em Torres não tenho tempo” (Lá se foi a ideia de chegar a horas ao trabalho). O teu sorriso rasgado que contagia o olhar… esse olhar forte e doce, tímido até, de quem quer um aconchego. Serei eu aquele que te aconchegará em tarde fria e chuvosa?

Camisa fora das calças, Camisola pelas costas “ Bom Dia” ao vizinho, voar até Torres. Esvai-se o sonho, as imagens, e uma música em jeito de brincadeira: “O GATO SHÓ MI LÓ”

1 comentário: