domingo, 18 de outubro de 2009

com tudo à flor da pele

Domingo à tarde é muitas vezes agreste. Foi uma tarde nostálgica, taciturna, angustiante. Como em tantas outras agarro a almofada como a vida e no abraço a ti - que não estás - aconchego o peito que aos poucos acaba por acalmar o coração que teima em pular descontrolado.

Acabo por ligar o computador na esperança de dois dedos de conversa virtual, que surpreendentemente acabam por acontecer com quem menos se espera.

Mais surpreendente (ou até não) revelam-se as palavras de um amigo deixadas em post, no facebook,. a comentar fotos da noite Inevitavelmente acabo por deixar cair meia dúzia de lágrimas que aliviam o espírito carregado dos pensamentos da tarde e desembocam em palavras que partilho agora.

Este é sem dúvida ano de emoções fortes, de mudanças, de sentimentos à flor da pele… essencialmente é ano de verdade. Desleixei-me e habituei-me a não deformar a realidade. Sem rodeios, sem charme nem habilidade, mas com o coração escancarado, habituei-me a dizer o que sinto e como sinto. Habituei-me dessa forma a conhecer os falsos e a saber distingui-los dos “puros”. Habituei-me a querer transformar todos em “puros” e chorei quando percebi que não era capaz de o fazer. Habituei-me a dizer “ Amo-te” e frustrei-me quando tu não quiseste dizê-lo. Habituei-me a precisar de um aconchego sempre que chego a casa e habituei-me a não tê-lo. Habituei-me a fugir de mim, todos os dias. Habituei-me à magia do alcatrão em cada passeio de bicicleta. Habituei-me a agarrar cada segundo e a vivê-lo, com a maior intensidade. E assim, nesse hábito, habituei-me a partilhar a minha vida com meia dúzia de pessoas boas e uma camioneta de gente que não presta. Habituei-me à ideia de q a maturidade e a amizade são intemporais e não dependem de diferenças de idade. E nesse hábito, conheci gente boa.
“ Lembra-te sempre que os teus amigos não são só aqueles que vão contigo para os copos” - dizia-me um “ puro” de 50 anos há dias.

E não são amigo Vítor, com quem tantos “ copos” partilhei.

É por isso, que noite após noite o que vai ficando é sempre mais do que os copos. Do que os olhos inchados e a voz rouca. É por isso que o que fica são sempre as emoções partilhadas de quem despojado livremente de qualquer cagança quer apenas desfrutar um bom bocado. E haverá algo mais genuíno que emoções partilhadas? É por isso que é sempre bom, noite após noite, recordar o Maria, Maria, o Selfish Love, o “ “When Love takes over”. É por isso que perduram as conversas no carro. É por isso que nos juntamos em prol de causas. É por isso que partilhamos alegrias e dores.

È por isso que “quando a minha terra precisar de mim, eu voltarei” É por isso que grito alto “Põe o Baixinho a meio campo ó filho da p***”. É por isso que estarei (emos) á borda da estrada com cachecóis do Sporting ou qualquer outro (porque isso não importa) a gritar “ Força Joel Lucas Dois Portos está contigo”. É por isso q tenho de terminar este texto para ir ao café que o Joel está lá à minha espera.

É por isso que, com tudo à flor da pele, te digo com as tuas próprias palavras, que sexta feira, amigo, lá estaremos, até q um dia a noite nos possua de vez, e nos laços dos nossos sonhos, voaremos para "aquelas noites" ! (JL)

1 comentário:

  1. Joãããooo! :D
    Aqui estou eu a comentar o teu blog (finalmente, dirás tu!) :)

    Ando aqui eu do outro lado do rio, muitas vezes perdida em pensamentos que me transportam para aquele pedacinho de paraíso que é a nossa terra (e ultimamente com mais frequência porque sem net sinto-me na outra ponta do mundo '-.-) até que decidi usar um pc para descobrir como páram as modas para os teus lados! :D Isto acaba por nos fazer sentir mais próximos...

    Fico feliz logo que percebo que há algo novo para ler (às vezes é só isto que basta para matar um pouco das saudades)!
    Depois desato de ler o texto com toda a minha atenção, estou certa que quando chegar ao fim vou dizer: vale sempre a pena! :D
    Tenho a dizer que essa tua descrição de ti mesmo foi excelente!

    Como dizias no post anterior "quando escrevo, voo" e essa sensação é tão preceptivel que acabas por contagir aqueles que lêm! E eu não queria contagiar-me de mais(até porque estou no meio da biblioteca) mas acabei com as lágrimas nos olhos, e a culpa é tua! =$

    Está excelente tal como sempre! ^^

    Obrigadaaa! :'D

    Beijinhos *

    ResponderEliminar